Wednesday, June 07, 2006

Maria Filomena Mónica diz umas verdades sobre o ME

Afinal ainda há algumas pessoas que sabem falar
sobre o problema da educação em Portugal. Maria
Filomena Mónica diz, em entrevista ao Expresso, onde pensa estar o problema da nossa educação.


"O Ministério não se adaptou?

Não e os professores têm todas as razões de queixa. Porque o Ministério, em vez de criar um regulamento disciplinar para punir os alunos, optou por uma aberração que subverte o poder do professor. É um disparate completo! Considera as partes iguais, numa altura em que os professores têm perante si selvagens. Porque o que dantes a família fazia, deixou de fazer. Desapareceu a cultura patriarcal e muitas famílias não sabem ou não podem transmitir normas básicas.

Não são os professores o principal problema?

Os professores movem-se com grandes limites: a legislação está toda errada do princípio ao fim; os programas são um absurdo e incompreensíveis.

Medidas que visam os professores pioram as coisas?

Podem desmotivar ainda mais os melhores e os que trabalham em condições horríveis. Os professores estão a ser alvo de um ataque injustificado. A raiz de todo o mal é o Ministério, que tem não sei quantos grupos de trabalho que deviam ser pura e simplesmente extintos com napalm.

E quem perde mais?

Os filhos dos pobres, sem dúvida. É patético. Em parte porque os responsáveis ministeriais não têm contacto com a realidade, na medida em que os filhos deles nunca andaram nas escolas públicas."

Porque será que concordo com ela?!

1 comment:

Anonymous said...

E eu que nem professor sou, estou completamente de acordo, uma vez que também tenho que lidar com jovens mas de outra maneira