Wednesday, March 19, 2008

VI SôRodas-BTTSor


IMG_7672WTMK
Upload feito originalmente por pinheirodeabrantes

A última semana de aulas é, normalmente, a semana das actividades extracurriculares por excelência. Na ESPS, a última Quinta-feira de aulas dos primeiros e segundos períodos dos últimos três anos tem sido preenchida com uma actividade: o Projecto SôRodas-BTTSor.
Este projecto é dinamizado por mim e por todos os professores de Educação Física e conta com a colaboração especial do professor João Raposo. Para além destes, o projecto conta sempre com a presença de outros professores da escola e proporciona aos alunos uma oportunidade para praticarem desporto em plena natureza e para terem contacto com outras culturas, dado que, na parte da tarde, após a realização do passeio, contamos com a presença de um atleta que vem à escola relatar as suas aventuras em BTT por outros países.
Na passada Quinta-feira, por volta das 8:00 horas começaram a chegar os primeiros alunos, equipados a rigor, chegando ao bonito número de 94 participantes. Para que estes 94 alunos pudessem estar em segurança contámos com um total de 11 professores directamente envolvidos na actividade e vários elementos da GNR, que zelaram pela segurança do trânsito e de todos os participantes. A Câmara Municipal de Ponte de Sor marcou presença no evento, na figura do senhor Vereador Laranjeira e disponibilizou um veículo de apoio e o respectivo condutor. Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor também estiveram presentes para garantir o bem estar dos nossos participantes e, felizmente, não tiveram trabalho. Vários foram também os membros do BTTSor que acompanharam os nossos alunos, apoiando, com a sua experiência, aqueles que sentiam qualquer dificuldade.
O percurso conduziu os nossos bravos aventureiros pelas ruas de Ponte de Sôr até próximo da Tramaga, onde atravessámos o rio Sôr. Depois, por caminhos rurais, acompanhámos o seu curso até à foz da Ribeira de Vale de Boi. Dali subimos ao Cabeçãozinho, passando a sul de Ervideira. Voltou a descer para Vale de Boi e subiu novamente, agora para atravessar a Horta do Vale de Boi e subir para Vale de Estrada. De seguida, desceu para o Monte do Andreu e rumou para Ponte de Sor, passando pela bonita ponte romana, completando o total de 24,29 kms. A organização disponibilizou o track de GPS do passeio, com informações detalhadas sobre o mesmo.
De tarde, depois do almoço retemperador, foi a vez de ouvirmos o relato de um aventura vivida por um natural de Ponte de Sôr, João Lourenço, que contou com cerca de 100 ouvintes que se deliciaram com o seu testemunho sobre os 7871 kms que o levaram de Milão a Kathmandu, capital do Nepal.
De seguida, e como é habitual, procedeu-se ao sorteio de vários equipamentos para a prática do BTT. Destes destacamos 10 capacetes patrocinados pela Junta de Freguesia de Ponte de Sor e pela HIGISOR.
De salientar também o papel dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto, responsáveis pela organização da palestra e dos alunos do 9.º A, responsáveis pela orientação dos colegas ao longo do percurso feito na manhã. A reportagem fotográfica deste passeio pode ser encontrada em www.desportonaesps.blogspot.com e, brevemente, teremos também a reportagem em vídeo na BTT-TV.

O FUTURO

Com o saldo altamente positivo deste passeio, estamos já a planear a próxima edição do Projecto que terá, provavelmente, um novo figurino. Contará, novamente, com a realização de dois passeios, mas em alturas diferentes. Não teremos o passeio realizado em Dezembro, ultrapassando assim as dificuldades levantados pelo apertado timing que essa organização impõe. Assim, o primeiro período lectivo e a parte inicial do segundo serão usados para preparar um projecto mais ambicioso: a realização de um passeio nos mesmos moldes dos anteriores, com cerca de 25 kms e andamento calmo, seguido de palestra e sorteio; e a realização de um segundo passeio, no início do terceiro período de aulas, com um total de kilómetros a rondar os 50, dois grupos com andamentos distintos, sendo o grupo que percorrerá os 50 kms limitado em número de participantes, enquanto que o segundo grupo terá um número ilimitado de inscrições para percorrer cerca de 25 kms em andamento calmo.
Acreditamos que esta será a maneira de podermos responder às inúmeras solicitações dos alunos que desejam ter a possibilidade de evoluírem um pouco na prática do BTT, continuando, no entanto, a proporcionar a todos os alunos da nossa escola uma oportunidade de praticarem desporto em harmonia com a natureza.

Texto: João Pinheiro, professor de inglês da ESPS e membro do clube BTTSor

Fotografias: Jorge Castro, professor de Educação Física da ESPS

No comments: