Sunday, March 26, 2006

Lubrificação mágica


Caros amigos,

Eu, tal como muitos betetistas, tenho tentado encontrar um óleo que seja eficaz para lubrificar a corrente da minha bike.
Como muitos, não conseguia encontrar nenhum que fosse efectivamente bom; nem mesmo os mais caros resolvem convenientemente o problema pois a água e a lama retiram qualquer um deles da corrente ou então são tão grossos que agarram todo o lixo que apanham e transformam a corrente numa rebarbadora de pratos pedaleiros...
Tentando encontrar solução para este problema, virei a minha busca para a Internet e encontrei, finalmente, a solução para o mesmo, com a vantagem de ser muito barata.
Um bombeiro americano, com muitos mais anos de prática de btt do que eu tem, no seu site, a receita mágica e, por menos de 15 euros, temos dois - sim dois, não um - litros de óleo para mantermos a corrente em forma.
Então aqui fica a poção mágica, directamente dos "Estates":

1 litro de diluente para produtos oleosos e

1 litro de óleo sintético para automóvel.

Mistura-se na proporção de 50% de óleo para 50% de diluente e já está. Uma gotinha em cada elo, limpa-se toda a corrente muito bem e temos lubrificação resistente e barata para as nossas pedaladas. O efeito tem a ver com a evaporação do diluente que, nesse processo, deixa uma camada de óleo dentro dos elos, mesmo no sítio onde ela faz falta.

Boas pedaladas.

No comments: