Monday, March 31, 2008

GEOCACHING

Sabem o que é? É uma das formas mais divertidas de conhecer a natureza em família. Espreitem aqui ou aqui.

Saturday, March 29, 2008

PASSEIOS

Para todos aqueles que ainda não conhecem - e para os outros também - aqui ficam algumas fotos de uns cantinhos aqui bem pertinho, merecedores de uma visitinha.


Os apreciadores da música podem ver este link.

Friday, March 28, 2008

OLHARES E IMPULSOS

Para comemorar o Dia Internacional do Teatro, foi apresentada ontem, no Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes, a peça "Olhares e Impulsos", escrita e encenada por Ana Jael, uma jovem promessa abrantina, que teve a coragem de vencer os seus receios e apresentar à cidade a sua visão do mundo que rodeia os nossos jovens.
Podem consultar a ficha técnica aqui:
























E podem ver alguns excertos aqui:









Desejamos à Ana Jael e a toda a equipa de actores e colaboradores na concretização deste projecto a continuação do seu bom trabalho em prol do teatro e da cultura da nossa cidade, pois acreditamos que só com a motivação dos nossos jovens conseguiremos continuar a encher as salas de espectáculos como ontem aconteceu. Parabéns!

P. S. Os interessados poderão fazer o download do filme a partir desta página.

Wednesday, March 19, 2008

VI SôRodas-BTTSor


IMG_7672WTMK
Upload feito originalmente por pinheirodeabrantes

A última semana de aulas é, normalmente, a semana das actividades extracurriculares por excelência. Na ESPS, a última Quinta-feira de aulas dos primeiros e segundos períodos dos últimos três anos tem sido preenchida com uma actividade: o Projecto SôRodas-BTTSor.
Este projecto é dinamizado por mim e por todos os professores de Educação Física e conta com a colaboração especial do professor João Raposo. Para além destes, o projecto conta sempre com a presença de outros professores da escola e proporciona aos alunos uma oportunidade para praticarem desporto em plena natureza e para terem contacto com outras culturas, dado que, na parte da tarde, após a realização do passeio, contamos com a presença de um atleta que vem à escola relatar as suas aventuras em BTT por outros países.
Na passada Quinta-feira, por volta das 8:00 horas começaram a chegar os primeiros alunos, equipados a rigor, chegando ao bonito número de 94 participantes. Para que estes 94 alunos pudessem estar em segurança contámos com um total de 11 professores directamente envolvidos na actividade e vários elementos da GNR, que zelaram pela segurança do trânsito e de todos os participantes. A Câmara Municipal de Ponte de Sor marcou presença no evento, na figura do senhor Vereador Laranjeira e disponibilizou um veículo de apoio e o respectivo condutor. Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor também estiveram presentes para garantir o bem estar dos nossos participantes e, felizmente, não tiveram trabalho. Vários foram também os membros do BTTSor que acompanharam os nossos alunos, apoiando, com a sua experiência, aqueles que sentiam qualquer dificuldade.
O percurso conduziu os nossos bravos aventureiros pelas ruas de Ponte de Sôr até próximo da Tramaga, onde atravessámos o rio Sôr. Depois, por caminhos rurais, acompanhámos o seu curso até à foz da Ribeira de Vale de Boi. Dali subimos ao Cabeçãozinho, passando a sul de Ervideira. Voltou a descer para Vale de Boi e subiu novamente, agora para atravessar a Horta do Vale de Boi e subir para Vale de Estrada. De seguida, desceu para o Monte do Andreu e rumou para Ponte de Sor, passando pela bonita ponte romana, completando o total de 24,29 kms. A organização disponibilizou o track de GPS do passeio, com informações detalhadas sobre o mesmo.
De tarde, depois do almoço retemperador, foi a vez de ouvirmos o relato de um aventura vivida por um natural de Ponte de Sôr, João Lourenço, que contou com cerca de 100 ouvintes que se deliciaram com o seu testemunho sobre os 7871 kms que o levaram de Milão a Kathmandu, capital do Nepal.
De seguida, e como é habitual, procedeu-se ao sorteio de vários equipamentos para a prática do BTT. Destes destacamos 10 capacetes patrocinados pela Junta de Freguesia de Ponte de Sor e pela HIGISOR.
De salientar também o papel dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto, responsáveis pela organização da palestra e dos alunos do 9.º A, responsáveis pela orientação dos colegas ao longo do percurso feito na manhã. A reportagem fotográfica deste passeio pode ser encontrada em www.desportonaesps.blogspot.com e, brevemente, teremos também a reportagem em vídeo na BTT-TV.

O FUTURO

Com o saldo altamente positivo deste passeio, estamos já a planear a próxima edição do Projecto que terá, provavelmente, um novo figurino. Contará, novamente, com a realização de dois passeios, mas em alturas diferentes. Não teremos o passeio realizado em Dezembro, ultrapassando assim as dificuldades levantados pelo apertado timing que essa organização impõe. Assim, o primeiro período lectivo e a parte inicial do segundo serão usados para preparar um projecto mais ambicioso: a realização de um passeio nos mesmos moldes dos anteriores, com cerca de 25 kms e andamento calmo, seguido de palestra e sorteio; e a realização de um segundo passeio, no início do terceiro período de aulas, com um total de kilómetros a rondar os 50, dois grupos com andamentos distintos, sendo o grupo que percorrerá os 50 kms limitado em número de participantes, enquanto que o segundo grupo terá um número ilimitado de inscrições para percorrer cerca de 25 kms em andamento calmo.
Acreditamos que esta será a maneira de podermos responder às inúmeras solicitações dos alunos que desejam ter a possibilidade de evoluírem um pouco na prática do BTT, continuando, no entanto, a proporcionar a todos os alunos da nossa escola uma oportunidade de praticarem desporto em harmonia com a natureza.

Texto: João Pinheiro, professor de inglês da ESPS e membro do clube BTTSor

Fotografias: Jorge Castro, professor de Educação Física da ESPS

Friday, March 14, 2008

Festa de fim de período


IMG_1002WTMK
Upload feito originalmente por pinheirodeabrantes

Hoje houve festa na ESPS. Pudera, vêm aí as férias da Páscoa! Foi a Associação de Estudantes que organizou. Eu fui lá beber uma bebidinha refrescante e tirar umas fotografias.
Para veres as outras fotos só tens de clicar nesta foto.

BOAS FÉRIAS!!!

Sunday, March 09, 2008

"PISTA PRIVADA"

Eu sinto-me uma pessoa privilegiada. No sítio onde vivo posso, como se pode ver pelo track, desfrutar, sempre que quero, de uma área soberba, mesmo ao virar da esquina. Tem sido sempre assim. Aqui cresci e aqui moro com a minha família. Estou em pleno contacto com a natureza e é talvez esse o motivo pelo qual a respeito acima de tudo. O percurso que podem ver no mapa é um dos vários que uso, quando o tempo não chega para ir mais longe de bicicleta. São cerca de 4 kms que eu faço, pelo menos, duas vezes. Assim vou mantendo os músculos mais ou menos em forma. Era aqui que eu brincava em miúdo. Aqui continuo a "brincar", tentando também incutir nas minhas filhotas e nos meus alunos o gosto e o respeito pela mãe natureza.

BTT A NÃO PERDER - Data corrigida














Este é, sem dúvida, um acontecimento no panorama do BTT nacional a não perder. Porquê? Por tudo. Pelo percurso, pela paisagem, pelas pessoas, pelo acolhimento, etc, etc... Eu estarei lá.

Monday, March 03, 2008

IV Passeio da Primavera BTTSor


















Está aí o IV Passeio da Primavera BTTSor. Toca a tratar das inscrições.