Friday, November 21, 2008
NOVO ENDEREÇO DO PINHEIRODEABRANTES
A partir desta data, o blog e o site da família PINHEIRO (DE ABRANTES) residem no endereço pinheirodeabrantes.com. Esperamos que a vossa visita seja agradável. Volte sempre!
Saturday, November 15, 2008
UM TEXTO DE 1599 SOBRE OS PROFESSORES
“Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.”
Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”
“Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”
Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”
“Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”
"I. 22. Para as letras, preparem-se professores de excelência
Para conservar (…) um bom nível de conhecimento de letras e de humanidades, e para assegurar como que uma escola de mestres, o provincial deverá garantir a existência de pelo menos dois ou três indivíduos que se distingam notoriamente em matéria de letras e de eloquência. Para que assim seja, alguns dos que revelarem maior aptidão ou inclinação para estes estudos serão designados pelo provincial para se dedicarem imediatamente àquelas matérias – desde que já possuam, nas restantes disciplinas, uma formação que se considere adequada. Com o seu trabalho e dedicação, poder-se-á manter e perpetuar como que uma espécie de viveiro para uma estirpe de bons professores.
II. 20. Manter o entusiasmo dos professores
O reitor terá o cuidado de estimular o entusiasmo dos professores com diligência e com religiosa afeição. Evite que eles sejam demasiado sobrecarregados pelos trabalhos domésticos."
Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599).
Hoje também é assim...
OVAÇÃO À MINISTRA
O Expresso publica hoje esta imagem...
Sr.a Ministra, aceite um conselho, saia, saia enquanto ainda lhe resta alguma dignidade ou então mude, mude de atitude e tenho a certeza que os professores, os alunos e os portugueses saberão ver que mudou e que reconheceu que errou. Aceitá-la-ão de volta se se tentar realmente entender com quem dá à educação a sua vida.
Dr. Isabelinha no "Ribatejo" - Reportagem sobre os 100 anos
São estes os links:
O Ribatejo_01; O Ribatejo_02 e O Ribatejo_03.
Informação gentilmente enviada por Rui Lopes.
Friday, November 14, 2008
Thursday, November 13, 2008
RANKINGS E XANAX Texto de Daniel Oliveira, no Expresso.
Sabem que os espera apenas uma novidade: a avaliação do seu desempenho. E é, ao que parece, tudo o que interessa a toda a gente: a avaliação dos professores, a avaliação dos alunos, a avaliação das escolas, a avaliação do sistema educativo português.
Tenho uma coisa um pouco fora do comum para dizer sobre o assunto: a escola serve para ensinar e aprender. Se isto falha, os exames, as avaliações e os "rankings" são irrelevantes. Talvez não fosse má ideia, enquanto se avaliam os professores, dar-lhes tempo para eles fazerem aquilo para que lhes pagamos em vez de os soterrar em burocracia. Enquanto se exigem mais e mais exames, garantir que os miúdos aprendem com algum gosto qualquer coisa entre cada um deles.
Enquanto se fazem "rankings", conseguir que a escola seja um lugar de onde não se quer fugir. E enquanto se culpam os professores pelo atraso cultural do país, perder um segundo a ouvir o que eles têm para dizer. Agora que já os deixámos agarrados ao Xanax, acham que é possível gastar algumas energias a dar-lhes razões para gostarem do que fazem? Se não for por melhor razão, só para desanuviar o ambiente nos edifícios onde os nossos filhos passam uma boa parte do dia.
AULAS DE SUBSTITUIÇÃO
Após cerca de uma hora de espera é chamada ao consultório, dizendo-lhe o médico de imediato:
- Por favor dispa-se e abra as pernas .
Espantada, a Ministra da Educação responde:
- Mas, Sr. Dr. ... eu marquei uma consulta de cardiologia.
E o médico esclarece-a de imediato:
- Eu sei, minha senhora, mas eu sou o médico de substituição e sou ginecologista.
Monday, November 10, 2008
Actividades ESPS 2008
A ESPS está em pausa para actividades. E são muitas as propostas para os nossos alunos. Aqui podes ver algumas delas. As restantes fotos encontram-se aqui. São pouco mais de 1000... Deves estar em alguma! :-)
Nota importante para quem quiser fazer o download de fotos:
Os elementos da comunidade escolar, que pretenderem ficar com alguma(s) das fotos das várias actividades, só precisam de me enviar um e-mail para pinheirodeabrantes@gmail.com, solicitando o envio do respectivo link. Despois, segue estas instruções.
Sunday, November 09, 2008
SER PROFESSOR
Faço projectos, planos, planificações;
Sou membro de assembleias, conselhos, reuniões;
Escrevo actas, relatórios e relações;
Faço inventários, requerimentos e requisições;
Escrevo actas, faço contactos e comunicações;
Consulto ordens de serviço, circulares, normativos e legislações;
Preencho impressos, grelhas, fichas e observações;
Faço regimentos, regulamentos, projectos, planos, planificações;
Faço cópias de tudo, dossiers, arquivos e encadernações;
Participo em actividades, eventos, festividades e acções;
Faço balanços, balancetes e tiro conclusões;
Apresento, relato, critico e envolvo-me em auto-avaliações;
Defino estratégias, critérios, objectivos e consecuções;
Leio, corrijo, aprovo, releio múltiplas redacções;
Informo-me, investigo, estudo, frequento formações;
Redijo ordens, participações e autorizações;
Lavro actas, escrevo, participo em reuniões;
E mais actas, planos, projectos e avaliações;
E reuniões e reuniões e mais reuniões!...
E depois ouço,
alunos, pais, coordenadores, directores, inspectores,
observadores, secretários de estado, a ministra
e, como se não bastasse, outros professores,
e a ministra!...
Elaboro, verifico, analiso, avalio, aprovo;
Assino, rubrico, sumario, sintetizo, informo;
Averiguo, estudo, consulto, concluo,
Coisas curriculares, disciplinares, departamentais,
Educativas, pedagógicas, comportamentais,
De comunidade, de grupo, de turma, individuais,
Particulares, sigilosas, públicas, gerais,
Internas, externas, locais, nacionais,
Anuais, mensais, semanais, diárias e ainda querem mais?
- Querem que eu dê aulas!?...
Are we losing something?!
Are we losing something?!
Upload feito originalmente por pinheirodeabrantes
Esta imagem, que a custo consegui captar, ontem, na manifestação de professores, em Lisboa, fez-me lembrar uma certa data que, a pouco e pouco, se vai afastando de cada um de nós... em termos temporais. O legado dessa referência não devia, no entanto, ser também alvo de arrumação no armário do esquecimento.
Naquele momento, quando ajeitei o plano e disparei o obturador da máquina, fi-lo por sentir que algo se está esfumando, desvanecendo com o passar do tempo. No entanto, há algo que se está a consolidar na nossa sociedade - a sede de justiça, de democracia, de responsabilidade -, exactamente o contrário do que vem sendo demonstrado por alguns dos nossos governantes... Assim não chegamos lá.
As verdadeiras democracias vivem do respeito pelos nossos semelhantes e pelas suas opiniões, não justificam posições injustificáveis com leis aprovadas por maiorias absolutas, cegas e surdas.
MANIF 8 DE NOVEMBRO
E foi assim que, mais uma vez, os professores portugueses mostraram o seu descontentamento face às políticas educativas desastradas do nosso governo. Fomos entre 110 e 120 mil a dizer que assim não dá, assim não pode ser. A ministra diz que há milhares de professores a cumprirem as suas políticas. Pode ser verdade. Mas será que, de um universo de cerca de 150 mil professores, a opinião de 110 ou 120 mil não tem valor?! Que democracia é esta? Que governantes são estes e onde pretendem levar o nosso país? Será assim tão difícil deixar de ser teimosos fazerem algo de positivo pela educação do nosso país? Está-me a parecer que se está a perder uma óptima oportunidade de se fazer algo verdadeiramente positivo e genuíno...
Mais fotos aqui.