Thursday, May 31, 2007

"É assim."

Porquê?! Não pode ser de outro modo?!...

Wednesday, May 30, 2007

Do prazer de ser autor




Recentemente, ao folhear um jornal regional que tenho o hábito de ler, deparei com uma notícia ilustrada com uma foto tirada por mim, por altura das Festas da Cidade de Abrantes de 2006: a foto que acompanha este "post". Fiquei surpreendido. Não por não saber que alguém podia fazer o "download" de alguma das minhas fotos e usá-la mas, por isso ter acontecido num jornal que, supostamente, é um órgão ciente do que significa a expressão "direitos de autor".
Todas as minhas fotos estavam licenciadas através da Licença Creative Commons. Desta forma, o jornalista sabia que podia usar aquela foto. Sabia também que devia ter indicado que era eu o seu autor. Era esta a única regra que devia respeitar, devendo usar a foto sem a alterar e não podendo usá-la com fins comerciais. Considero que os dois últimos requisitos foram respeitados, mas tal não aconteceu com o primeiro deles.
Não seria esta a primeira vez que alguém publicava uma foto minha, mas foi a primeira vez que o fizeram sem respeitarem o meu direito: o direito de ter o prazer de ser autor.
Manifestei o meu descontentamento perante a situação, por e-mail, ao director do jornal em causa. Não obtive resposta, tal como já havia acontecido noutra ocasião, quando critiquei a forma descuidada como uma notícia tinha sido redigida. É deselegante um director de um órgão de comunicação não responder a um leitor. Mostra que não se tem o devido respeito pelo seu público.
Este episódio vem na sequência de outro, que se passou na escola onde lecciono. Uma colega usou as fotos dum acontecimento por mim fotografado, sem me dar conhecimento de que o ia fazer e sem referir que as fotos eram da minha autoria. Também não fiquei satisfeito. Quem vê as fotos não sabe quem as tirou... Não é necessário... Aquilo não dá trabalho nenhum...
Em virtude de eu sentir que o prazer que eu tenho em registar eventos - que muitas vezes são importantíssimos na vida das instituições por onde vou passando e na vida dos próprios alunos sendo, muitas vezes, a única maneira de os preservar para o futuro - está a ser lesado, passarei, a partir deste momento, a colocar uma marca de água, com a indicação do copyright, em todas as fotografias e limitarei a possibilidade de delas ser feito "download" a partir da minha galeria online. Abrirei certas excepções à regra, em relação à questão do "download" e, aos interessados que tenham sido fotografados, cederei a(s) foto(s), se pedida(s) por e-mail, sem a referida marca de água, com a condição dessa foto ser usada dentro das regras da licença:
Creative Commons License


This
work is licensed under a
Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

P.S. Como repararam, não coloquei aqui o nome do jornal em causa dado considerar que o seu nome não merecia ser enxovalhado devido a uma questão que, sendo importante, não lhe retira o seu enorme valor e o prestígio alcançado a nível da imprensa regional. Foi um lapso que foi corrigido na edição desta semana, em editorial, pelo respectivo Director, a quem havia dirigido o e-mail.
Quero aqui agradecer o reconhecimento feito pelo mesmo e também o facto de a minha foto ter merecido a escolha do jornal para a ilustração da notícia citada.
Informo que a minha galeria fotográfica está ao inteiro dispor de quem a desejar visitar, bastando para tal clicar no link "As minhas fotos", neste blog e que eu terei o maior prazer em ceder qualquer das minhas fotos, para uso não comercial, desde que seja citado o seu autor. Se me for solicitado por e-mail, cederei o exemplar da respectiva foto sem a marca de água.
Está desfeito o lapso e provado que o jornal em causa respeita os seus leitores e que se preocupa em desempenhar um papel activo na promoção da região, em união de esforços com o seu público.

Mais um passeio de BTT com a assinatura do BTTSor

ABRANTES - Já conhece?

GRUPO PORTUGAL B&W NO FLICKR



E, para quem também não conhece e gosta de fotografia a P&B, aqui fica a apresentação do grupo Portugal B&W e o convite para se juntar a ele.

P.S. As fotos neste post são propriedade dos seus autores e todas elas remetem para a sua galeria fotográfica. Este post tem como único objectivo promover o grupo citado.

GRUPO ABRANTES NO FLICKR



Já conhecia o grupo Abrantes do Flickr? A ideia é a de recolher fotos do nosso concelho. Junte-se a nós.

P.S. As fotos neste post são propriedade dos seus autores e todas elas remetem para a sua galeria fotográfica. Este post tem como único objectivo promover o grupo citado.

Saturday, May 26, 2007

BLOGGERS ABRANTINOS



Teve hoje lugar, numa agradável sala de um simpático restaurante da nossa cidade, o primeiro jantar de bloggers abrantinos. Responderam 5 à chamada. Seguindo os ponteiros do relógio: Alves Jana, Ana Luísa, José Baptista, eu e Pedro Marques. De tudo se falou. Comeu-se e bebeu-se. Sentiu-se a falta de uns quantos amigos que, por impossibilidades várias, não estiveram presentes. Ficou a certeza de que, para o próximo, seremos mais. O primeiro passo está dado. Agora cabe a cada um de nós fazer chegar o convite aos outros bloggers que, com Abrantes em pano de fundo, vão rabiscando páginas de memórias.

Friday, May 25, 2007

Não dá para acreditar...

Nisto...

http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=21735

Agora já estou a perceber porque é que se anda a fechar o nosso país. É só deserto... Não faz mal... So they say!

Sunday, May 20, 2007

III - POR TERRAS DE MATO - BTT FERRÓBICO



Para quem não teve a oportunidade de ir, aqui fica uma amostra do que aconteceu.
Para mim e para a Isabel foi um enorme prazer termos participado nesta realização do FERRÓBICO. O nosso muito obrigado e os nossos parabéns.

Se clicar aqui poderá ver as fotos em pormenor e fazer o seu download.

O vídeo que se segue é dos participantes no percurso de 20 kms guiado.



Pode fazer o download do filme, para mais tarde recordar, aqui.

Thursday, May 17, 2007

Para os meus amigos



Com um grande abraço e desejando-vos um óptimo fim-de-semana.

Wednesday, May 16, 2007

Visita da Daniela ao ZOO



Hoje a Daniela foi, com os seus amigos, professores e auxiliares, ao Jardim Zoológico. Foi um dia muito divertido, como podem ver pelas fotos.

Podem ver as fotos em pormenor aqui.

Tuesday, May 15, 2007

Maratona Penedo Gordo 2007



Adivinhem quem é o número 1...

O ano passado foi assim.



Este ano logo se verá.

As inscrições estão abertas. Clique aqui.

Sunday, May 13, 2007

Brincadeiras em casa

Picasa SlideshowPicasa Web AlbumsFullscreen


Hoje foi um dia calmo...

Saturday, May 12, 2007

Canoagem no Aquapolis

Picasa SlideshowPicasa Web AlbumsFullscreen


Decorreu hoje, em Abrantes, no Aquapolis, onde se diz que é o "Mar de Abrantes", uma prova do Campeonato Regional de Canoagem. Quem não viu, pode ver aqui e, mais em pormenor, aqui. Finalmente o nosso rio Tejo começa a ser usado para outras actividades para além da recolha de inertes! Muito bem. Queremos mais. O nosso rio merece e os abrantinos merecem viver o Tejo.

Uma pontinha da acção...

Friday, May 11, 2007

Feira do Desporto na ESPS

Picasa SlideshowPicasa Web AlbumsFullscreen


Hoje foi, tenho a certeza, o maior dia dos últimos anos na ESPS. Realizou-se, ali, pelas mãos dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto e dos professores do grupo de Educação Física, a primeira Feira do Desporto.
Eu podia alongar-me e falar da importância deste acontecimento para a escola, para os alunos das várias escolas primárias que nos visitaram, para as entidades envolvidas e para a própria comunidade local mas, não o farei.
Como sempre, dei o meu apoio à iniciativa e representei, com os meus colegas, o BTTSor e a BTT-TV.
Tive também a oportunidade de, mais uma vez, fotografar o acontecimento (pode ver as fotografias em pormenor aqui) e de fazer os pequenos filmes que pode ver de seguida.





Mais uma vez, os meus parabéns a todos aqueles que tornaram este dia uma realidade.

Pode fazer o download dos filmes aqui e aqui.

WikiLoc - Os meus tracks de GPS



Caros amigos, a partir de hoje poderão ter acesso aos meus tracks de GPS, da região de Abrantes e não só, através da aplicação WikiLoc. Esta aplicação, para quem não conhece, é grátis e permite a troca de tracks de GPS entre todos os seus utilizadores. O único requisito é efectuar o respectivo registo.

Thursday, May 10, 2007

Cara de moedas


Cara de moedas
Originally uploaded by pinheirodeabrantes.

Olhem o que eu descobri na nossa sala. Sabem quem fez? Pois, só há duas possibilidades: ou foi a Beatriz ou foi a Daniela. Mas, lá que está bem feita, está.

Wednesday, May 09, 2007

Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia




Foi hoje inaugurado, na ESSA, um painel de azulejos alusivo à Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Esta inauguração foi o culminar da Semana da Europa. O momento contou com a presença de várias entidades oficiais, destacando-se a representante do CAE e da CMA, e contou com a presença da orgulhosa população estudantil da escola. Os meus parabéns à ESSA por mais esta iniciativa. O painel é, simplesmente, magnífico!

P.S. Foi retirada a apresentação deste post, a pedido de um "anónimo" que, no uso dos seus direitos, não gostou de ver fotos em que estava presente na Internet. Dado que este blog e o site onde as fotografias se encontram guardadas estão ao serviço de todos os nossos alunos e amigos, solicito que, quem estiver interessado em ver as fotos, me envie um email para pinheirodeabrantes@gmail.com ou para a minha mulher, isabelromaopinheiro@gmail.com. Muito obrigado pela sua atenção.

Tuesday, May 01, 2007

Fluviário de Mora

Picasa SlideshowPicasa Web AlbumsFullscreen


Para quem não conhece, aqui fica uma sugestão: vá até Mora e visite o seu fluviário. Vai ver que não se arrepende. Está tudo muito bem arranjado e é bastante interessante. Parabéns aos empreendedores que tornaram realidade o projecto.


As raias são lindas e as lontras não param quietas um segundo!

Para ver as fotos em pormenor é só clicar aqui.

VI Acção de Formação de BTT / 10.º Passeio Não Percas o Castelo de Vista

Teve lugar, no passado fim-de-semana, em Beja, a VI Acção de Formação de BTT / 10.º Passeio Não Percas o Castelo de Vista "Na Rota dos Néctares".



Foi de arrasar! Parte teórica, boa, como sempre. O tema este ano foi dedicado à relação entre o BTT e o Turismo. Os convidados foram unânimes em afirmar que o BTT se está a revelar um motor de promoção turística importantíssimo.



À noite foi a OviNight de abertura! Que outra organização consegue colocar no programa ementas variadas de todas as regiões do nosso país - aquela carne mirandesa e o Porta Velha!



Depois dos Blasted Mechanism do ano passado, os THE GIFT?! Foi sempre a bombar!!!



Aqui está um cheirinho, com som e imagem, do que foi o ambiente daquela noite!

No Domingo 25kms ou 45 (+/-) para abrir o apetite, pelo nosso Alentejo, por herdades vinhateiras, com direito a entrada em adegas lindíssimas...



E, no fim, um almoço daqueles, bem regadinho e com a companhia dos companheiros de pedaladas. Refira-se ainda que tivemos a honra de estar na presença de vários representantes de entidades oficiais, entre as quais se destacou o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Beja reforçando, desta forma, o apoio dado ao acontecimento.



Parabéns ao Nuno Amaral e ao João Pereira e a todos os restantes elementos que colaboraram e estiveram envolvidos na realização de mais esta super-produção e os meus mais sinceros agradecimentos a todos os amigos que fizeram o acompanhamento da estreia da minha mulher na participação em passeios organizados. O vosso apoio nunca será esquecido! MUITO OBRIGADO.



Para quem não conhece, estes três elementos são: a minha mulher, Isabel, e os meus cunhados. O mano Toninho à sua direita e o cunhado Sérgio à esquerda. Mais três betetistas que me deram a honra de me acompanharem nesta aventura alentejana.



E aqui podem ver o casalinho da vida airada e a sua escolta... Somos mesmo importantes! :-D Este raríssimo momento foi captado pelo nosso amigo João Pereira. Ele estava em todas!



Finalmente, nesta foto tirada pelo João Pereira, podem ver os meus companheiros de equipa à procura do almoço... Grande BTTSor.

Querem mais?! Então dêem uma olhadela nas fotos aqui, aqui e não se esqueçam de dar uma olhadela na BTT-TV. Para o ano, não faltem. Eu já estou inscrito. Eh! Eh!